Nesta sexta-feira (2/2/2024) participamos da reunião entre o CRA-SP e CRA-CE com o objetivo de troca de conhecimento entre os Conselhos Regionais de São Paulo e do Ceará. A reunião ocorreu na sede do CRA-SP, na Rua Estados Unidos, 889, na capital e os assuntos foram os aspectos que envolvem a Administração no segmento de condomínios e como vêm sendo tratados em cada Conselho.
Por São Paulo, estavam presentes parte dos membros do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios (GEAC) Profa. Adm. Rosely Schwartz que lidera desde a fundação do grupo em 2015, Adm. Carlos Batistini Neto e Adm. Edson José da Silva, além do Prof. Dr. Adm. Luiz Antonio Titton, que é o mais novo membro do grupo.
Pelo Ceará, estava presente o Lamarck Mesquita Guimarães, Vice-Presidente do CRA-CE, Presidente da Associação dos Administradores e Empreendedores do Estado do Ceará (AADECE) e Membro da Academia Cearense de Administração - ACAD (Diretor Financeiro - Cadeira N⁰ 4).
O Conselho Regional de Administração possui um Centro de Conhecimento com inúmeros Grupos de Excelência, entre eles um específico para condomínios:
O GEAC tem como propósito, oferecer aos administradores de condomínios, que inclui os síndicos externos, também chamados de síndicos profissionais, no exercício de sua atividade profissional, uma fonte de conhecimentos, troca de experiências e de ferramentas administrativas, capazes de contribuir objetivamente para a melhoria da qualidade dos seus processos de trabalho e adequados às necessidades de seus clientes. (CRASP-Centro de Conhecimento-Condomínios)
Foi uma reunião de alto nível, em que inúmeras ações dos dois Conselhos ficaram evidentes na valorização da profissão de Administrador que engloba as atividades relacionadas a síndicos e administradoras de condomínio, desde a promulgação da Lei Federal nº 4.769/65 que dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador e dá outras providências (D.O.U. de 13/09/65).
O CRA-CE é o terceiro maior do Brasil em número de associados e sua atuação no segmento condominial se mostrou exemplar, apresentando inúmeras ações importantes para o desenvolvimento profissional nos condomínios. Somente em Fortaleza consta existirem cerca de 6 mil condomínios, que é uma quantidade significativa e que é uma excelente oportunidade para os profissionais.
Tivemos, ainda, a chance de presentear o Adm. Lamarck com um exemplar do nosso livro Planejamento em Condomínios Edilícios que é parte da Coleção Síndico administrador.
Outros encontros virtuais acontecerão para diminuir a distância entre os grupos que desenvolvem trabalhos relacionados ao segmento condominial nos dois Estados.
Comments