top of page
Buscar
Foto do escritorLuiz Antonio Titton

O que é Aprendizagem Ativa


A aprendizagem ativa, conhecida em inglês como active learning, é uma abordagem da didática. É o oposto da aprendizagem tradicional em que o aluno fica numa posição passiva, sendo o receptor do conhecimento e sem participação ativa durante o processo de aprender.


Nessa forma, o responsável por aprender é o aluno e isso é coerente com a Andragogia que é o ensino para adultos. Nas crianças, o professor é quem deve motivar o aluno para aprender, mas quando o aluno é um adulto, não faz sentido as técnicas de motivação e engajamento das aulas tradicionais. O adulto está na aula porque quer estar lá, e não porque sua mãe mandou ou seu pai exigiu.


Então, o adulto aprende porque vê naquilo uma oportunidade de ter uma vida melhor, um bom emprego, ser reconhecido e inúmeras outras necessidades que exigem que o processo de aprender seja algo mais interessante.


A aprendizagem ativa utiliza o que se chama de metodologias ativas. É muito comum que se chame a Aprendizagem Ativa de Metodologias Ativas, e isso não está correto.


Quando a aprendizagem ativa faz alguma diferença?


Além da aula tradicional ser chata, é fato que o que se aprende nela não dura muito tempo e já sabemos disso. Há quem diga que o aluno só aprende para a prova e, depois dela, esquece tudo. Não deixa de existir um fundo de verdade nisso. Embora essa pergunta pareça boba, o que se quer saber mesmo é se o próximo emprego quer ver o seu diploma ou se quer alguém que saiba fazer o que diz. Em poucas palavras, quando se faz um teste para seleção para um emprego, o empregador não quer saber apenas onde estudou e os diplomas que tem, mas ele quer um empregado que consiga efetivamente fazer o que precisa e para isso foi contratado.


Então, o que se aprendeu nas aulas deve ser algo que o candidato deve se lembrar e saber usar. Isso é chamado “recall”, que é a lembrança que se tem ou a capacidade de recuperar da memória algo que se aprendeu. E, no caso dos adultos, inclui a capacidade de saber usar esse conhecimento para o trabalho.

 

Saiba mais

 

Como saber se o que estou fazendo é Aprendizagem Ativa?


O aluno interage sempre com o tema em estudo – não há dúvida sobre isso – de maneira ativa ou passiva. O que diferencia a Aprendizagem Ativa é a maneira como isso acontece. De uma maneira simplista há quem afirme que ao relacionar o que aprendeu com o que já sabia antes, ao criar relações e ao formular hipóteses, já está acontecendo a Aprendizagem Ativa. Mas isso significa que o aluno calado e sem expressar qualquer desses processos estaria em aprendizagem ativa – isso não é correto. Se fosse assim, um conteúdo em EAD baseado exclusivamente em vídeo e leitura seria Aprendizagem Ativa.

Assim, quando um aluno de graduação aprende sobre um cálculo de férias trabalhistas estudando sozinho a partir de material escrito, vídeo ou aula tradicional e com exercícios, individuais ou em equipes, pode-se afirmar que é a Aprendizagem Tradicional.


O elemento que faz a diferença para transformar essa didática ativa é a capacidade de criar conexões intelectuais, tanto individual quanto coletivamente ao mesmo tempo. Ou seja, se as conexões individuais associam o novo aprendizado ao que o aluno isoladamente conhece, não se pode afirmar que é Aprendizagem Ativa. Mas, ao receber novas entradas de conexões vindas de outros que compartilham suas conexões individuais, o aluno passa a ter a construção de novas conexões que vão além das que teria normalmente. Essa construção é uma característica da Aprendizagem Ativa que não é percebida de forma clara pelos praticantes da técnica de ensino.

 


 

A Aprendizagem Ativa ocorre na interação em uma discussão, ao dar uma palestra, apresentando dramaticamente, simulando ou ao fazer algo concreto. Essas oportunidades geram a possibilidade de buscar novas conexões. Em termos práticos, ao relacionar o conteúdo com mais elementos já conhecidos o aluno aprende sendo o sujeito ativo no aprendizado.


Fonte: medium

A melhor maneira de entender o resultado quando o aluno participa ativamente está explicada no cone de aprendizagem, atribuído a Glasser. Note que depois de duas semanas nossa lembrança é muito maior se aprendemos recebendo e participando (70%) e maior ainda quando aprendemos fazendo (90%).


Assim, conclui-se que o que se aprende na metodologia de Aprendizagem Ativa é algo que se lembra por mais tempo. Um exemplo interessante eu discuti quando questionei sobre quanto tempo depois se lembra de algo que foi importante durante a formação para a profissão.


E, quanto a avaliar o desempenho dos alunos em plataformas de EAD usando metodologias ativas como abordagem didática central? Veja um exemplo aqui


Exemplos de Metodologias Ativas


 

Conheça mais sobre a plataforma NewisCool, em que a Aprendizagem Ativa é o pilar principal para o ensino de Empreendedorismo, clique aqui para saber mais.

6.526 visualizações

Gostou? Compartilhe

Quer saber quanto custa uma Auditoria Investigativa de Condomínio?

Quem pode pedir uma auditoria da gestão do condomínio?

Assine e receba novos artigos no seu e-mail

Obrigado pela sua inscrição

AUDITOR ADMINISTRATIVO DE CONDOMÍNIO

Relatório de Auditoria Administrativa para prestação de contas anual, preventiva ou retroativa.

bottom of page